Tuesday, May 20, 2008

E-Flux Video Rental @ Gulbenkian

A Fundação Gulbenkian vai ter um vídeo clube gratuito a partir de amanhã! O projecto é interessantíssimo: como nos vídeo clubes tradicionais, qualquer pessoa pode escolher e levar para sua casa vídeos, com a vantagem de serem gratuitos.

Mas o que torna este vídeo clube verdadeiramente especial é a natureza dos títulos disponibilizados. O projecto reúne um extenso arquivo de video art e film art, que tem percorrido diferentes cidades em todo o mundo e que vai crescendo em cada itenerância com os comissários locais em cada cidade a serem convidados a escolher trabalhos de artistas do seu país para ampliar o arquivo.

Lisboa tem a grande vantagem de ser das últimas cidades a receber o projecto, beneficiando agora de um maior número de títulos, resultante da passagem do evento em cidades tão diferentes como New York, Amsterdam, Berlin, Frankfurt, Seoul, Paris, Istanbul, Austin, Budapest, Boston, Antwerp, Miami e Lyon. Depois de Lisboa o video rental segue viagem para o Brasil e Argentina, para terminar em arquivo permanente na Arab Image Foundation em Beirut e Moderna Galerija de Ljubljana, Eslovénia.

E-Flux Vídeo Rental é um projecto de Anton Vidokle e Julieta Aranda para e-flux.com, um portal web de divulgação de arte contemporânea. A edição portuguesa teve a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian e da Escola de Artes Visuais Maumaus.
Disponível até 31 de Julho.

No comments: