Wednesday, February 08, 2017

QUARTEL recebe António Júlio Duarte e White Noise.

O tempo tudo trabalha e é o tempo que tudo transforma. Ouvimos e repetimos com frequência: dar tempo ao tempo. White Noise de António Júlio Duarte (AJD) é um livro e é agora (outra vez) uma exposição. São fotografias purgadas de uma sequência de partidas e chegadas, visitas repetidas continuadamente ao (sub)mundo dos lobbies de casinos em Macau. 10 anos. Mais cinco ou seis, chegados a este novo ponto de partida: Sábado, 11 de Fevereiro, Galeria QUARTEL. É tempo de  Abrantes ver António Júlio Duarte

© António Júlio Duarte
White Noise, porque são imagens intimamente relacionadas com o som, ou se preferirmos o ruído - noise, que condicionou e orientou o trabalho de AJD numa década de experimentação fotográfica. Um processo criativo onde o olhar do fotógrafo, a experiência da recolha e edição da imagem se deixa contaminar pelo espaço, os ambientes e simbologias, o ruído intrínseco e a sua própria sensibilidade a todos estes factores. Somados ao tempo. Sessões de insónia e jetleg, noites onde o tempo parecia não existir, em espaços onde ninguém precisa de tempo.

© António Júlio Duarte

Sonho, fantasia, mas realidade. Espaço. Som ruído. Luz e cor. Tempo. Simbologia.
Não há um retrato documental. Há uma percepção pessoal do autor, interpretação e criação materializada num livro. Uma edição particularmente cuidada e demorada, com a seleção de 32 imagens em muitas centenas conseguidas nos 10 anos de germinação. Um livro que o autor assume ser o seu primeiro, não menosprezando todos os que o antecederam, particularmente catálogos de projectos anteriores. Um livro cujas imagens ficam agora expostas nas paredes da galeria QUARTEL em Abrantes, até 29 de Abril. Um novo tempo, agora para interação com um novo público, num novo espaço.

Na inauguração, Bruno Silva e  Filipe Felizardo apresentam ao vivo a peça Guitars for “White Noite”. Interferência, interpretação e estímulo. Acção, desafio e cumplicidades. Motivos de sobra. para estar em Abrantes, Sábado – Galeria Quartel, a partir das 17h30. 

No comments: