Tuesday, July 19, 2011

Ingrid Laubrock Anti-House, Jazz em Agosto 2011

Segunda noite da edição 28 do Jazz em Agosto, Ingrid Laubrock Anti-House.
Quinteto de virtuosos com três regressos à Fundação Gulbenkian: a líder do projecto, saxofonista Alemã residente em Nova Iorque, Ingrid Laubrock ( 2010, projecto Sol 6 de Luc Ex e Veryan Weston), o seu marido Tom Rainey, baterista que tocou em 2006 em trio com Nels Cline e Andrea Parkins e inserido no projecto Rova::Orkestrova, Electric Ascension, e ainda a guitarrista americana Mary Halvorson (2008,Taylor Ho Bynum Sextet). O colectivo Anti-House fica completo com o contrabaixo de John Hébert e o pianista Kris Davis.


Partindo do registo editado em 2010 pela insuspeita Intakt Records, podemos adivinhar que a noite do primeiro Sábado do JeA 2011 vai fascinar o auditório ao ar livre, nos jogos de fuga entre guitarras inspiradas em Derek Bailey e corroídas por Jimi Hendrix, e saxofones de Evan Parker a desafiar Steve Lacy. A dupla de instrumentistas virtuosas Mary Halvorson e Ingrid Laubrock irão liderar, rasgando horizontes para as texturas do piano de Kris Davis e deambulações rítmicas de Tom Rainey e John Hébert.
Novos caminhos do Jazz ficarão a descoberto, justificando o convite permanente do festival programado por Rui Neves.

Sábado, 6 Ago 2011, 21:30 - Anfiteatro ao Ar Livre

"Few saxophonists possess Laubrock's encyclopaedic vocabulary, and even fewer can move around in it with such ease or such eloquence". (All About Jazz)

Oh  Yes!

No comments: