Aplausos em França para o arquitecto Carrilho da Graça


João Luis Carrilho da Graça é aplaudido em França em vésperas da inauguração do TAP em Poitiers. Escreveu hoje o Le Monde:

"Tap, tap, tap, tagadap ! TAP pour Théâtre et auditorium de Poitiers. (...) Tagadap, pour marquer le plaisir de découvrir une oeuvre rare, et un exceptionnel architecte : João Luis Carrilho Da Graça, 56 ans, célèbre au Portugal mais surgi sur la scène française à l'occasion du concours poitevin organisé en 2000.

(...)Les espaces de circulation, au dehors comme au dedans, sont pensés avec la même intelligence et le même plaisir du dessin, tous dissemblables et tous cohérents dans l'écriture générale de l'édifice, tous susceptibles enfin de devenir de petits ou grands théâtres, des salles de concert, des boîtes pour rappeurs enfiévrés, au besoin des salons."

Um projecto que importa descobrir com certa urgência. Não só para ajudar a alimentar a alma Lusa, como para perceber como pode funcionar e ganhar relevância internacional um projecto cultural numa cidade universitária, mais pequena e com menos população do que Coimbra.

A obra de Carrilho da Graça precisou de 8 anos de gestação para conseguir ganhar forma. Um teatro para 722 espectadores e um auditório com 1020 lugares. Salas de ensaio, foyers, cafetarias, escritórios, ... Um projecto que custou 56,3 milhões de euros públicos assegurados pelo município, a região, o distrito e o estado francês.

O teatro arranca com um orçamento para 2008 de 6,79 M€ e 62 colaboradores permanentes asseguram o funcionamento. A festa de abertura do TAP é amanhã e o programa inaugural gratuito continuará de 9 a 11 de Setembro.

Mais sobre o projecto arquitectónico, aqui:
João Luís Carrilho da Graça, arquitectos.


É muito grave o pecado da inveja?

Comments

Popular posts from this blog

Meredith Monk

Jazz em Agosto 2007: cumplicidades