Friday, February 15, 2008

Saul Leiter na fundação HCB

A fundação Henri Cartier-Bresson mostra por estes dias, pela primeira vez em França, uma retrospectiva do fotógrafo americano Saul Leiter. A exposição é uma coincidência interessante, já que acontece 60 anos depois de Saul Leiter ter decidido dedicar-se à fotografia, ao sentir-se fortemente impressionado com uma exposição do próprio Cartier-Bresson no MoMA, em 1942.

Tendo iniciado o seu trabalho artístico como pintor, Leiter tornou-se no final dos anos 40 num dos pioneiros da fotografia a cores na América. Fez na década de 50 das ruas de Nova Iorque o seu laboratório, vagabundeando para fixar detalhes do quotidiano urbano. Luz, sombras, reflexos em dias chuvosos. Retratos de ilustres desconhecidos, mobiliário urbano, silhuetas de transeuntes.

New York, 1960 - © Saul Leiter (Howard Greenberg Gallery)

Expôs no MoMa em 1953 e 1957 e dedicou a maior parte do seu percurso em trabalhos para publicações como a Esquire ou a revista de moda Harper's Bazaar. As suas fotografias de rua, trabalhos mais pessoais e intimistas, só viriam a ser verdadeiramente reconhecidos depois de 1990, após uma antologia organizada pela Howard Geenberg Gallery (New York).

New York, 1954 - © Saul Leiter (Howard Greenberg Gallery)

Saul Leiter nasceu em 1923 em Pittsburgh e vive em New York onde continua discretamente a pintar e a fotografar. Para descobrir a poesia do olhar de Saul Leiter, f. HCB.

No comments: