Friday, January 25, 2008

Das Märchen, Emmanuel Nunes


Estreia absoluta, hoje 25 de Janeiro no São Carlos, da primeira ópera de Emmanuel Nunes. Das Märchen, ópera em um prólogo e dois actos com libreto do próprio compositor, segundo O Conto - Conversas de emigrantes alemães, escrito por J. W. Goethe em 1795.

"
A história remete-nos para um universo maravilhoso, assente numa delicada teia de alegorias, e símbolos esotéricos e alquímicos. Erige-se em torno da uma serpente, - A serpente verde - que se transmuta e se reveste de diversos significados, encontrando a sua sublimação na forma de uma ponte, que liga as margens do rio, e com elas, todos os pontos antagónicos e conflituais, proporcionando um estado de serenidade, sabedoria e felicidade."

Uma mega produção resultante de encomenda conjunta do Teatro Nacional de São Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian e Casa da Música, em co-produção com o Ircam-Centre Pompidou (Paris). A estreia conta com o Remix Ensemble, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do TNSC e a Companhia Nacional de Bailado.

Para perceber a envergadura do projecto, apontamos a direcção musical de Peter Rundel, a coreografia de Amanda Miller e o recurso de electrónica ao vivo por parte de elementos do IRCAM-Centre Pompidou.

O
São Carlos é um pequeno teatro de ópera em Lisboa, mas a operá será transmitida em simultâneo para 14 teatros espalhados por todo o país: Açores, Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Estremoz, Faro, Leiria, Madeira, Ponte de Lima, Portalegre, Porto, Torres Novas e Vila Flor.

(????!!! )É ou não admirável?

No comments: