Saturday, January 20, 2007

Abraão

A Culturgest vai promover, em Lisboa, um ciclo de conferências intitulado “As Religiões dos Filhos de Abraão”, ao longo do qual “um judeu, um muçulmano, um cristão reformista, um cristão ortodoxo e um cristão católico tentam explicar a sua fé”. Samuel Levy, economista e gestor, abordará o Judaísmo na conferência inaugural, a 29 de Janeiro.

Paralelamente está programado o ciclo musical “Os Filhos de Abraão”, um conjunto de concertos e espectáculos musicais “onde se interpretará música que tem alguma das três religiões monoteístas como referência”. A música tradicional dos judeus asquenazes (da Europa Central e do Leste) é a primeira proposta para o ciclo, com o concerto dos Klezmatics, colectivo de Nova Iorque.

Gigantes, como a música de tradição judaica, os Klezmatics colaboraram com músicos tão diversos como Arlo Guthrie, figura fundamental da folk americana, Itzhak Perlman, grande violinista e maestro, os ícones israelitas Chava Alberstein e Ehud Banay, o saxofonista John Zorn, os marroquinos Master Musicians of Jajouka, o percussionista egípcio Mahmoud Fadl.

Quarta 24 de Janeiro de 2007 , Grande Auditório da Culturgest.

No comments: